Annona crassiflora
Araticum é um fruto nativo do Cerrado. Também é conhecido por marolo ou bruto. Araticum é nome dado à diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona coriacea), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.
O maroleiro é uma árvore de 6 a 8 m de altura, com o diâmetro da copa chegando a 2-4 m, da família das anonáceas, que ocorre, de forma descontínua, no cerrado brasileiro. A planta tem preferência por regiões de cerrado com menor déficit de umidade, em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, pequena parte do interior de São Paulo (Itaí) e em partes isoladas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e leste da Bahia. Mas é em Minas Gerais que o fruto é típico e muito apreciado.
Possui sistema radicular do tipo axial que atinge grandes profundidades no solo, para absorver água e nutrientes. O seu tronco é reto com galhos tortuosos, a casca é corticosa, fendida e grossa.
Possui folhas ovadas, coriáceas, flores verde-amarelas que ocorrem entre novembro e janeiro, com polinização entomófila, mais especificamente pelo besouro ciclocéfalo (Cyclocephala atricapilla). Os frutos são infrutescências bacáceas múltiplas, grandes (até 4,5 kg), comestíveis, de casca verde-amarronzada, quando maduros, com sementes também tidas como antidiarréicas.
Seus frutos alcançam mais de 15 cm de diâmetro e 2kg de peso, contendo muitas sementes com cerca de 1,5cm de comprimento. Quando aberto, o fruto oferece uma polpa cremosa de odor e sabor bem fortes e característicos que difere grandemente da fruta-do-conde, é considerada uma iguaria da região do cerrado, vendido em feiras livres ou consumido ao natural ou na forma de batidas, bolos, biscoitos e bolachas, picolés, sorvetes, geléias e diversos doces.A frutificação inicia-se em novembro e a maturação entre fevereiro e abril, donde estar, em Minas Gerais, popularmente associado ao período da Quaresma.Quando está maduro, o fruto cai no solo, sob a projeção da copa, exalando um forte e característico cheiro. Estes são os de melhor qualidade para o consumo, pois os colhidos diretamente da árvore ou não amadurecerão ou apresentarão sabor inferior.
Esta fruta ocorre em cerrados e cerradões, ao longo de todo o bioma Cerrado. “O quanto em toda vereda em que se baixava, a gente saudava o buritizal e se bebia es um bem: se caçou boi. A mais, ainda tinha araticum maduro no cerrado.” Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas.
Ola, alguem pode me indicar onde comprar muda ou ate mesmo semente germinada desse marolo classiflora???
ResponderExcluirBoa tarde, quero comprar Marôlo do Campo, a fruta e muda. onde consigo comprar aí em Itaí ???
ResponderExcluirObrigado,...
É época de Marôlo ???
ResponderExcluir